Pan 2015: treinador vê Brasil forte na disputa do mountain bike
Para Cadu Polazzo, sequência de provas internacionais proporcionou maior experiência técnica e ritmo de prova aos brasileiros
São Paulo (SP) – A seleção brasileira de mountain está pronta para encarar a competição mais importante das Américas nessa temporada: os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A equipe formada por Raiza Goulão, Isabella Lacerda, Luiz Henrique Cocuzzi e Rubinho Donizete, além do treinador Cadu Polazzo, já tem data confirmada para competir: domingo (12/7), a partir das 11h (horário de Brasília).
Segundo o técnico da equipe, Cadu Polazzo, a sequência de provas na Europa ao lado dos principais nomes da modalidade foi fundamental para a preparação deles. A expectativa é que os brasileiros cheguem ainda mais fortes na disputa do Pan. Veja abaixo o que disse o treinador:
Sequência de provas internacionais
“Os atletas vieram de uma boa sequência. Ganharam mais experiência técnica e de ritmo de prova. Apesar do cansaço das viagens internacionais e da própria fadiga das competições, acreditamos num bom resultado. A disputa será duríssima especialmente com os canadenses, americanos e colombianos. Alguns são top 10 no ranking mundial e com grandes resultados em Copas do Mundo e no Mundial”.
Evolução dos atletas brasileiros
“A Raiza e a Isabella evoluíram muito de 2014 para 2015. A diferença de velocidade das brasileiras para as melhores do mundo chegava entre 14% e 15%. Hoje essa mesma diferença caiu para 8% a 10%. Tivemos uma melhora na casa dos 5%. Esse resultado, quando se trata de alto de rendimento, é muito coisa”.
Desempenho dos brasileiros no Pan
“Nossa expectativa é um top 5 tanto no feminino quanto no masculino. É uma pista inédita para a maioria dos ciclistas. Por isso, esperamos um circuito técnico e desafiador para todos os competidores. Será uma grande preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”.
Chance de medalha
“No esporte, devemos sempre pensar em resultados surpreendentes. A disputa será muito acirrada. No feminino teremos a campeã Pan-Americana, as canadenses e as americanas, que são top 10 no ranking mundial. No masculino, grandes nomes do Canadá e Estados Unidos, além dos colombianos e argentinos que são muito fortes”.
Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente, faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB, como o atleta olímpico Rubens Donizete, Raiza Goulão, Sofia Subtil, Daniel Grossi, Luiz Henrique Cocuzzi e José Gabriel de Almeida.