Full suspension X hardtail: qual tem melhor performance?
A Southern Illinois University, nos Estados Unidos, fez um estudo interessante: comparou a performance entre as mountain bikes de suspensão dianteira (hardtail) e suspensão dianteira e traseira (full suspension), 2kg mais pesada.
O percurso simulava uma prova de cross country (4 voltas de 8km com 154m de ganho de elevação por volta), com subidas em aproximadamente 70% do tempo. A hardtail foi significativamente mais rápida na última volta (cerca de 2 minutos e 36seg), na terceira e na quarta voltas também foi mais rápida nos trechos de subidas (cerca de 1 minuto e 18seg, diferença significativa), enquanto que a full suspension tendeu a ser superior nas descidas (cerca de 1 minuto mais rápida, diferença não significativa).
Outro fator interessante do estudo: o gasto energético (VO2) foi equivalente nas duas bikes, tanto na subida quanto na descida. Isso significa que, de acordo com o estudo, o amortecimento da full suspension não mostrou diferença de gasto energético dos ciclistas.
Analisando os resultados deste estudo, o peso das bikes é o maior diferencial, apesar da full ser mais rápida na descida. Isso vale para o peso da bike e também para o peso corporal do ciclista, se ganhar peso perde-se rendimento na subida.
Vale ressaltar que o teste foi feito em uma prova de curta duração (XCO) e não em provas de longa duração. Não foram comparados diferentes percursos, com menos tempo de subida, grau de inclinação distintos e mais trechos técnicos. Em competições com alto nível técnico, rock garden, saltos, etc., a full pode se tornar mais eficiente do que a hardtail – mas seriam necessários outros estudos para fazer estes comparativos. Além disso, temos a estratégia de ritmo que o estudo não descreveu trecho a trecho, na segunda volta não foram descritas as diferenças entre as bicicletas e nem o tempo final das 4 voltas (não se tem acesso ao artigo completo, apenas ao resumo).
É bom lembrar que os atletas que disputam a Copa do Mundo de XCO, os grandes especialistas neste esporte, dependendo da prova optam pelas bikes full, mesmo sendo mais pesadas.
Outro ponto importante é lembrar que a tendência é que as bikes full fiquem cada vez mais leves e com mais tecnologia (esse estudo foi feito em 2011), o que pode ser outro ponto positivo das bikes que contam com amortecedor traseiro.
Por isso, a escolha entre uma bike full suspension ou uma hardtail não deve levar em conta apenas o que é tratado no estudo. Definir a bicicleta que você vai utilizar deve levar em conta muitos outros fatores, principalmente o tipo de prova que deseja ter melhor rendimento.
Referência: Herrick, J.E.; Flohr, J.A.; Wenos D.L.; Saunders M.J. Comparison of physiological responses and performance between mountain bicycles with differing suspension systems. Southern Illinois University, 2011.